UMP debate desafios da proteção social em Freamunde

Conferência reúne especialistas em envelhecimento, infância e migrações. Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes, preside à sessão de abertura

 

A União das Mutualidades Portuguesas (UMP) vai promover o debate sobre os “Desafios e soluções para a proteção social do futuro”, numa conferência que se realiza no dia 22 de março, pelas 9h00, na Quinta das Glicínias, em Freamunde, associando-se à comemoração do 134.º Aniversário da Associação de Socorros Mútuos Freamundense.

O envelhecimento da população, as novas dinâmicas das famílias e o acolhimento e integração dos imigrantes são desafios na ordem do dia. Numa altura em que a própria Segurança Social estuda novos modelos e novas soluções nas respostas sociais aos idosos, infância e imigrantes, a UMP reúne investigadores e especialistas em cada uma destas áreas, dirigentes mutualistas e direções técnicas das instituições para refletir e debater o que deverá ser a proteção social do futuro.  

A Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes, presidirá à sessão de abertura, em que participarão, também o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Paulo Ferreira, e os Presidentes da UMP, Luís Alberto Silva, e da Associação de Socorros Mútuos Freamundense.

António Fonseca, Investigador no Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa e autor de diversas publicações na área do envelhecimento, intervirá sobre os desafios que se colocam às instituições sociais no âmbito das respostas aos idosos. As matérias relacionadas com a infância serão desenvolvidas por Catarina Marcelino, que já exerceu funções no Instituto da Segurança Social, e o tema da integração de imigrantes estará a cargo de Maria Cardoso, do Centro Qualifica d’A Mutualidade de Santa Maria. A moderação da conferência é da responsabilidade de Maria Martins, Coordenadora do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica de Bragança.

O Ciclo de Conferências que a União das Mutualidades Portugueses está a realizar propõe-se promover a reflexão sobre temas estruturantes e relacionados com as áreas de intervenção do Movimento Mutualista. Depois da Saúde, Habitação, Previdência Social e Inovação Social, coloca na agenda o tema da proteção social.